São vários os aspectos que precisam ser minuciosamente avaliados pela empresa contratada para realizar o serviço, antes mesmo de iniciar o processo de instalação.

Cada projeto fotovoltaico é desenvolvido levando em conta as particularidades de cada edificação, e esses detalhes fazem toda a diferença no projeto, pois influenciam no custo final.
Quanto maior a demanda de energia de um imóvel, maior potência será exigida dos painéis solares instalados, o que encarece o valor do projeto. Também é preciso avaliar a condição e o tipo de telhado.
No caso de apartamentos, só é possível fazer a instalação dos painéis nos imóveis que ficam na cobertura.
Há uma grande divergência de valores entre os fornecedores de equipamentos para energia solar, o que dificulta que seja estabelecido um único valor médio para a sua instalação residencial. De modo geral, o sistema pode custar entre R$ 15 mil e R$ 50 mil para instalação em imóveis residenciais.
Apesar de exigir um investimento inicial alto, a instalação de um sistema fotovoltaico é algo que vai mudar totalmente a forma de consumo na sua casa, e poderá abastecê-la por, em média, três décadas!
Com a economia que possibilita nas contas de luz, o equipamento acaba tendo retorno financeiro após alguns anos de uso. No fim das contas, é quase como se o sistema fotovoltaico pagasse a si próprio.
Fonte: Solfácil
